segunda-feira, 19 de janeiro de 2015
1% mais rico será o dono mais que todo o resto Até 2016
18 de janeiro de 2015 Por Oxfam
Compartilhe esta história:
18 de janeiro de 2015 Por Oxfam
Compartilhe esta história:
A riqueza combinada de 1 por cento mais rico do mundo vai ultrapassar o de todos os outros no próximo ano, dada a tendência atual de aumento da desigualdade, alertou alívio e desenvolvimento da organização Oxfam America hoje antes da reunião anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos.
Em uma nova questão breve publicado hoje, Riqueza: Ter tudo e querendo mais , Oxfam descreve como o mais rico 1 por cento do mundo têm visto a sua quota de aumento da riqueza global de 44 por cento em 2009 para 48 por cento em 2014, e provavelmente irá superar 50 por cento no diretor-executivo Winnie Byanyima, um dos co-presidentes dos eventos em Davos 2016. da Oxfam, alertou que a explosão da desigualdade está a atrasar a luta contra a pobreza global num momento em que 1 em cada 9 pessoas não têm o suficiente para comer e mais de um bilhão de pessoas ainda vivem com menos de US $ 1,25 por dia.
"Será que realmente queremos viver em um mundo onde o um por cento próprio mais do que o resto de nós combinado? A escala da desigualdade global é simplesmente impressionante e, apesar dos problemas que disparam na agenda global, o fosso entre os mais ricos eo resto está se ampliando rapidamente ", disse Byanyima. "Líderes mundiais Nos últimos 12 meses, temos visto do Presidente Obama para Christine Lagarde falar mais sobre a luta contra a desigualdade extrema, mas ainda estamos à espera de muitos deles para andar a pé. É tempo de os nossos líderes assumiu os poderosos interesses que se interpõem no caminho de um mundo mais justo e próspero. "
Em Davos, Byanyima será pedindo medidas urgentes para conter esta onda crescente de desigualdade, começando com uma repressão contra sonegação fiscal por empresas, e empurrar para o progresso em direção a um acordo global sobre as alterações climáticas.
"Business as usual para a elite não é um custo livre opção - a não enfrentar a desigualdade vai definir a luta contra a pobreza para trás décadas", disse Byanyima. "Os pobres são prejudicados por duas vezes pela crescente desigualdade - eles recebem uma parcela menor do bolo econômico e porque a desigualdade extrema prejudica o crescimento, há menos de pizza para ser compartilhado por perto."
Oxfam fez manchetes em Davos no ano passado com a revelação de que as 85 pessoas mais ricas do planeta têm a mesma riqueza que os mais pobres 50 por cento (3,5 mil milhões de pessoas). Esse número foi reduzido para 80 - uma queda dramática de 388 pessoas em 2010. A riqueza dos mais ricos 80 duplicou em termos de dinheiro entre 2009-2014.
Na edição breve da Oxfam, a organização também descreve como 20 por cento de bilionários em todo o mundo têm interesses nos setores financeiros e de seguros, um grupo que viu seu dinheiro aumento de riqueza em 11 por cento nos últimos 12 meses. Esses setores gasto 550.000.000 $ decisores políticos lobby em Washington e sozinho Bruxelas durante 2013. Billionaires listados como tendo interesses nos setores de farmacêutica e de saúde viram o seu coletivo aumento do patrimônio líquido em 47 por cento, e a indústria gastou mais de $ 500 milhões os formuladores de políticas de lobby em Washington e Bruxelas. Oxfam teme que o poder de pressão desses setores é um grande obstáculo no caminho da reforma do sistema fiscal global e de assegurar regras de propriedade intelectual não negar o acesso a medicamentos que salvam vidas para os mais pobres do mundo.
A fim de reduzir a desigualdade extrema, Oxfam apela governo para reprimir a sonegação fiscal por empresas e indivíduos ricos, investir em serviços públicos gratuitos universais como saúde e educação, compartilhar a carga tributária de forma justa por deslocar a tributação do trabalho e do consumo no sentido de capital e da riqueza, introduzindo e aumentando salários mínimos, introduzir legislação da igualdade salarial e políticas econômicas para dar às mulheres um acordo justo, e assegurar-redes de segurança adequadas para os mais pobres.
/ ENDS
Notas: A projeção de 1 por cento da riqueza para 2016 foi calculada pela Oxfam utilizando dados sobre a riqueza de 1%, 50%, 80% e 99% a partir do Credit Suisse Global de Riqueza Agenda (2013 e 2014). A riqueza dos mais ricos 80 foi calculado usando a lista de bilionários da Forbes. Credit Suisse fez alterações em sua metodologia, entre 2013 e 2014. Usando esta nova metodologia, do ano passado, '85' teria sido '90'. Isso significa que o número de bilionários que têm a mesma riqueza que os mais pobres 3,5 bilhões caiu 90-80 nos últimos 12 meses.
Postado em
Bem-estar econômico
Bem-estar econômico
Posted by
Heloiza Pimentel
at
07:54
0
comments
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Assinar:
Postagens (Atom)