domingo, 7 de dezembro de 2014

Renovação Interior!
Romanos 12 .1,2
Heloiza Helena R A Pimentel.
  
Essa foi uma ilustração que recebi em meu computador e quero reparti-la com vocês nessa ocasião.com o nome:
“A sabedoria do chocolate quente.”


Um grupo de jovens questionando várias coisas em suas vidas resolveu visitar um velho professor muito experiente do qual gostavam muito e acreditavam em seus conselhos. (Na mesa havia um grupo de canecas diferentes, uma garrafa térmica com um chocolate quente).

O professor pediu que cada um servisse sua bebida e depois ao contemplá-los falou, as canecas mais bonitas foram escolhidas.
 Sem sentir, escolheram o que havia de melhor para si, mas, não atentaram para o fato de que elas não acrescentavam nada a bebida que estavam bebendo e até escondiam o que bebiam.
Eles, não queriam a caneca, mas inconscientemente escolheram as melhores e também ao olharem uns para os outros, sem perceber, ficaram a compará-las ...
         Então, a nossa vida, é o chocolate quente, disse o professor: Seu emprego, seu carro, seu dinheiro, o que você aparentemente tem, sua posição, são as canecas. 
Elas, não definem nem mudam a qualidade de suas vidas. Se nos preocuparmos apenas com a caneca, talvez até deixemos de saborear o chocolate quente que Deus nos ofertou, que é a nossa vida.
 Ele provê o chocolate sem escolher a caneca, por isso, preocupemo-nos com o que está no interior, e
           desprendamo-nos, da aparência externa.
O pensamento do mundo; não pode ser o pensamento do cristão comprometido com o Senhor, cada um necessita relacionar-se pessoalmente com Ele. As bases do mundo de hoje são falsas e sutis, muitas vezes imperceptíveis.
 Somos influenciados pela televisão, internet, e nos tornamos escravos do consumo. Recebemos a todo minuto propostas de felicidade que indicam uma realização exterior e isso vai de encontro com o que é ensinado na Bíblia.
As pessoas mais felizes não são as que tem o melhor de tudo, mas aquelas que fazem o melhor de tudo o que tem.
Jesus dava importância a alma do indivíduo, sempre que Ele curava alguém primeiro cuidava da alma e depois do corpo.
Os valores espirituais são os que devem mover a nossa vida, por isso a necessidade de estar em contato permanente com a Palavra de Deus, pois é ela a nossa bússola, o nosso farol em meio às tempestades que enfrentamos diariamente. Paulo fala nessa passagem que serve de base para a minha fala que é hora de sair de uma vida de aparência e partir para ações práticas.
 Deus era exigente com relação as ofertas que lhe eram oferecidas, por isso, Paulo, encoraja a aqueles que foram alcançados pela graça e receberam a salvação a se mostrarem como crentes reais, sem acanhamento de servir ao Senhor, porque esse serviço será recebido com alegria. Mt.11.7.
João Batista queria saber de Jesus e as novas que seus discípulos levam lhe traz imensa alegria. Ele, não tinha nenhum atrativo, era um homem simples morando no deserto, mas, o seu interior fervilhava de verdades que todos queriam ouvir, de um chocolate que todos queriam tomar.
Nós que éramos prisioneiros da desobediência e fomos libertos por Cristo no calvário. O sacrifício vivo, já foi apresentado pelo Senhor Jesus!  A nossa mente deve ser transformada e nos conduzir ao verdadeiro culto racional que agrada a Deus.
 Nesse dia em que dedicamos como o dia da Bíblia que é a fonte do nosso conhecimento ao respeito de Deus, devemos nos aproximara ainda mais da Sua palavra valorizando-a e nos apropriando dela.
 Então, com sinceridade poderemos entregar os nossos corpos para o trabalho do reino. Ele vai nos usar independente das canecas que nos revestirem.  A verdadeira adoração é a coisa mais perfeita, mais sensata e correta que podemos oferecer ao Senhor.
Quando dizemos que a adoração é um sacrifício vivo é porque ela não está mais ligada ao pecado ou a morte. A nossa maneira de pensar, a visão que temos sobre o mundo e da nossa própria vida e dos outros é mudada quando nos apropriarmos das verdades bíblicas.

Muitas influências da nossa velha vida, nos acompanharam mesmo depois da nossa conversão. Precisamos renovar a nossa mente e isso só é possível através da comunhão com deus e a sua Palavra. 
E, a primeira mudança, começa conosco mesmo.
 Paulo se esvaziou de si mesmo e se deixou encher pelo Espirito Santo. Precisamos assumir essa consciência de imérito diante de Deus. O exemplo de Paulo nos mostra isso, quando ele perseguia os cristãos e os levava para a morte, ele pensava que estava agindo corretamente.
Só quando Deus lhe apareceu na estrada de Damasco e lhe abriu os olhos cegando-o, só assim, ele pode ver o quanto estava errado. Estava completamente enganado, quanto a maneira de servir a Deus.    Paulo deixou de ser um cidadão romano orgulhoso de sua posição e de sua missão, e passa a ser um servo de Jesus verdadeiramente humilde e pronto a servir.
Não vos conformeis com este mundo, não tomeis o seu formato, mas preservai a forma de Cristo em vossas vidas. (Jo 17:15-16).  Não devemos obedecer a preceitos mundanos, nem ser levados por correntes de influência negativa que pertencem ao príncipe de este mundo.  (Efésios 2:1-3).
Não estou dizendo para nos sentirmos inferiores mas para valorizarmos o tamanho da nossa fé considerando-a como uma grande escada da qual precisamos subir um degrau a cada dia, aumentando a nossa dependência de Deus.
O nosso culto deve ser um culto racional em que o adorador saiba o que está oferecendo a Deus, sem ser levado por uma emoção extrema que o leve a um estado de êxtase em que não domine mais os seus pensamentos. Deus não está preocupado com o nosso invólucro, com exterior de nossa caneca, mas, com interior de sua mente e do seu coração, onde você não precisa gritar, pular ou ter nenhuma atitude extrema. 
Ele não é surdo, e assim como ouviu a Jacó, e lhe deu a visão quando estava perdido; ou ouviu a Jonas no interior de um grande peixe, assim como encontrou e cuidou de Elias na caverna pode cuidar de você, lhe dando o que é necessário para servi-lo e ser feliz ao fazê-lo.
Quando fui convidada para ser educadora cristã, sonhei muito alto, achei que todos estavam ansiosos pelo conhecimento bíblico, por isso, planejei uma infinidade de cursos que levassem a igreja a se aprofundar mais na Palavra, mas, não foi isso que aconteceu, os interessados realmente foram poucos em relação ao número de membros da igreja.
Eu fico olhando, pais e mães, se esforçando em levarem seus filhos aos colégios, nas múltiplas aulas, inglês, francês e outras línguas; pagando matérias extras classes, como balé, educação física... Ou ainda, ao médico, dentista, aos clubes para nadar jogar... Como cuidam do corpo de seus filhos, querem que sejam os mais saudáveis e inteligentes.
Mas, não fazem o mesmo esforço, para trazê-los a casa de Deus, para estudarem a Palavra, que é a coisa mais importante das suas vidas. O cuidado com a alma dos seus filhos.
Uma das coisas que fez o povo de Deus manter-se forte e unido no período da escravidão foi a criação das sinagogas, onde a lei de Deus era estudada. Os pais assumiam compromisso de ensinarem tudo a respeito da história do seu povo aos filhos.
Temos sacrificado o ensino da Palavra com coisas boas que embelezam o culto, que até nos agradam, mas, que roubam o tempo que poderíamos aprofundar nossas raízes aprendendo mais da Palavra, pois, é ela e só ela, que tem o poder de transformar as pessoas.
O louvor é maravilhoso! Os cânticos são lindos e muito importantes, mas não podem ter um tempo maior do que o ensino da Palavra, pois é ela, que nos alimenta e nos capacita para enfrentar as lutas que diariamente enfrentamos.
Nesse dia dedicado a Palavra de Deus, quero desafiá-los a agirem como membros responsáveis que a valorizam, corajosos que se comprometam em estuda-la. A EBD é a maior escola do mundo, convide pessoas para participar com você.
O departamento infantil, para o qual foi investido uma grande soma num novo mobiliário, precisa de crianças para usá-lo, pois, se cada família, se preocupasse em trazer uma criança apenas, de sua vizinhança, nossa igreja teria sérios problemas de espaço e teríamos de pensar logo na construção do novo templo. 

Você não é responsável pelas pessoas que estão longe, fora do seu alcance, mas, por aquelas que Deus colocou em sua vizinhança, que tem contato com você.
Escrevo isso por experiência própria. Eu não conhecia a Igreja, minha família não era crente, mas uma senhora pediu a minha mãe para levar-me a igreja com ela aos domingos pela manhã. Indo a igreja, entendi a mensagem me converti, logo minha mãe e meu pai se converteram e toda a minha família foi salva. Tudo por que aquela senhora, Dona Belinha, resolveu levar uma criança de 9 anos com ela para a igreja. Ela não tinha nenhuma obrigação de levar-me, mas foi o seu amor, a sua visão que a moveu a fazer isso.
Como você convida para um passeio, para uma festa, para a praia, convide também para o estudo da Palavra. Querendo abençoar os outros, você é quem será abençoado.
 Um sacrifício vivo e agradável a Deus, não é um culto à mercê de emoções, ele, só pode ser feito de maneira racional com o conhecimento profundo da Palavra de Deus.
 Que Deus nos ajude a enfrentar essa realidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Faça seu comentário, participe também. Seja um seguidor do meu blog e junte-se à lista de cadastro de emails de “Fale com Heloiza”