terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Como ser feliz?
Heloiza Helena Ribeiro de Amorim Pimentel

Essa é a grande indagação do ser humano, desde os primórdios de sua existência. Quais são os fatores importantes, que nos ajudam a encontrar a felicidade? De que ela é dependente? Ela é estável, ou não? Como conservá-la em nossa vida?
A felicidade começa a partir de nós mesmos. Jesus deixou um grande mandamento que completou o que já existia anteriormente, que em suma é:” Amar a si mesmo e amar ao próximo, como a si mesmo.” Parece simples, mas, não é! Tudo em nossa vida gira em torno dessas duas verdades, eu e o meu próximo.
Quando me preocupo comigo, como um passe de mágica, preocupo-me também com os outros. Quando gosto de mim, começo a gostar dos outros, pois é neles que encontro respostas, afirmações e realizações necessárias para o meu desenvolvimento pessoal.
A Bíblia, diz, que melhor a coisa é dar do que receber. O ato de fazer bem ao outro, traz mais felicidade para quem o pratica do que para quem o recebe. Por isso, ao cuidar de mim, não só da aparência, mas, da maneira como encaro os problemas e as pessoas, faz com que eu as compreenda e aceite de uma forma melhor e assim, passe a gostar delas e como consequência elas passam a gostar de mim. É como um espelho que me devolve o reflexo do que exponho nele.
Preciso me conhecer, gostar de mim, para entender, gostar dos outros e só assim conseguir uma boa convivência e ser feliz.
Uma experiência introspectiva é sempre benéfica em nossa vida, um encontro conosco mesmo, sem disfarces, desculpas ou aceitação de nossos erros, porque eles são muitos, e muitas vezes, não sabendo como evita-los nos tornamos seus escravos.
Não podemos viver entre as pessoas sem nos importarmos com elas, mesmo que aparentemente, não tenham nada a ver conosco. Reconhecendo nos outros as nossas próprias necessidades, começo a me igualar a eles e assim, a entende-los melhor. Por isso, posso viver em paz com todos ao meu redor, pois, reconheço essa interligação que existe entre as pessoas e uso esse fato para o bem.
A vida, tece muitas armadilhas que nos enredam e nos fazem esquecer de nós mesmos e dos que nos cercam. Com desculpa de muito trabalho, de ganhar muito dinheiro, poder, fama, lugar de destaque na sociedade, vamos nos esquecendo do principal. O segredo da felicidade não está no fato de eu considerar só a “mim”, mas está no fato de sempre levar em conta, os “nós”.
Devemos espalhar princípios que levem as pessoas a praticar o amor, a verdade, ações de paz que contribuam com a harmonia do seu ambiente. Cada um fazendo a sua parte, germina uma semente benéfica que edifica e eleva o ser humano.
Diante de algumas situações tenho sempre a opção de muda-las, pela atitude que resolvo tomar. Ser passivo, ou agressivo?
Por isso, ao gostar de mim, ao me conhecer, sei quando preciso de ajuda, para não agredir aos que me cercam, e que não tem culpa do que se passa dentro de mim.
Preciso então de conhecer-me melhor, saber como posso enfrentar cada situação que se apresente... preciso cuidar-me, pois, ao fazê-lo, estarei preservando a mim mesma e aos outros, de experiências desagradáveis quanto ao relacionamento.
Ultimamente, tenho feito uns testes diários, que ajudam a minha mente a continuar produtiva, e é interessante como a primeira parte do teste é saber se eu dormi bem, e qual o humor quase tive ao levantar.
Ser alegre e bem disposto ajuda na nossa experiência ao buscarmos a felicidade. A infelicidade nada mais é do que a falta de fantasia que embeleza a vida.
O maior obstáculo enfrentado por nós, é sempre colocado por nós mesmos, com os nossos medos, insegurança, desejos inconsequentes e pecaminosos.
Existem muitas coisas, pelas quais ansiamos, mas, que de fato não temos nenhuma necessidade delas. Mas o simples fato de não possuí-las nos tornam pessoas infelizes. Saber lidar com a nossa mente, ser consciente quanto as nossas verdadeiras necessidades, isso é parte importante, se de fato queremos ser felizes.
Não devemos ser apreensivos, ansiosos, pois, a apreensão é o medo do desconhecido, e para nós, que cremos que Deus dirige a nossa vida, sabemos que Ele conhece, o que é incompreensível para nós, por isso, nos aquietamos e ficamos em paz.
Muitas vezes, situações acontecem em nossa vida, independentes da nossa vontade, que transtornam a nossa vida se assim permitirmos.
Essa semana, recebi a visita muito agradável de uma amiga, que veio passar o dia comigo. Depois do almoço, ela me deu um CD, que queria que visse, de uma viagem que havia feito recentemente.
Ao colocar o CD no computador ele escorregou e ficou preso, lutamos muito para tirá-lo, e quando finalmente conseguimos, o computador parou de funcionar...
Que situação desagradável, que prejuízo! Eu que lutara para comprar a máquina perfeita, e agora, estava ali, vendo-a quebrada, impotente, sem saber como resolver a situação.
Meu primeiro impulso, foi ficar zangada, aborrecida, tendo todos os pensamentos negativos possíveis.  Estava me sentindo muito mal. Quando, de repente, vi o constrangimento da minha amiga, o seu sofrimento com aquela situação.  Coloquei-me em seu lugar e vi que ela, só tinha querido me agradar, trazendo algo que me faria feliz ao contemplar... Ela não tivera nenhuma culpa, quem colocou mal o CD, fui eu, mas, eu queria transferir toda a culpa para ela. Num instante, percebi o meu erro, a minha amiga e a sua amizade era muito mais importante do que uma máquina fria que eu mais tarde poderia consertar. Vi a tempo, conservei a amizade.
Por pouco não estrago uma experiência tão boa como aquela visita em uma coisa negativa que me faria infeliz. Preciso ficar atenta, de forma a não deixar nada, em nenhuma circunstância mudar o meu humor, tirar a minha felicidade, só depende de mim, pois a paz começa comigo.
Há um hino que diz exatamente essas palavras e que deve ser cantado muitas vezes ao dia para nos ajudar a manter a nossa paz interior:
“Haja Paz na Terra, de Miller e Jill Jackson.1955.
Haja paz na terra, a começar em mim;
Haja paz na terra, a começar em mim;
Em Cristo todos somos filhos do mesmo Deus.
Juntos, pois, caminhemos na paz que vem dos céus.
A começar em mim, prometo a meu Senhor que a cada passo que eu der,
E seja aonde for, a cada momento estarei vivendo em plena paz e amor.
Haja paz na terra, a começar em mim.”
Como ser feliz?
A resposta é simples e direta: Nos doando aos outros, com altruísmo, exercendo o amor verdadeiro, traduzido em ações que levam sorrisos aos lábios do nosso próximo. Sendo exemplos de bondade, humildade, prontidão e serviço.
Nosso corpo depende de exercícios para manter-se em forma, nosso espírito também precisa de ações positivas e beneficentes, para manter-se forte e sadío.
Seja feliz, buscando a paz que Deus colocou dentro de você, entregue-se a Ele todos os dias, reparta suas bênçãos com os outros ao seu redor e seja feliz. Muito feliz!       




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Faça seu comentário, participe também. Seja um seguidor do meu blog e junte-se à lista de cadastro de emails de “Fale com Heloiza”