terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

    Adoradores em Harmonia
Heloiza helena ribeiro de Amorim Pimentel

Título:
O livro de Números, trata da vida do povo de Israel, no deserto, pois a sua história registra os quarenta anos de peregrinação do povo.

Conteúdo histórico:
O narrativado livro, conta da saida do Egito e vai até a entrada em  Canaã, cobrindo uma história longa de 39 anos, do Sinai à Cades-Barneia, chegando as planícies de Moabe, na margem  oriental do Jordão. Diante de Jericó.

Tema: 
A principal lição de Números é:
- O povo de Deus, deve andar pela fé .
- O povo de Deus deve confiar em Suas promessas, para poder avançar.
- É um livro de serviço e caminhada, e o livro das peregrinações de um povo remido, que não conseguiu entrar em na terra prometida por Deus.
Relata a incredulidade de Israel, mostra os erros dos líderes Arão e Miriã, a recusa de entrar em Canaã, e o culto idólatra. O livro mostra  ainda, a fidelidade de Deus ao seu povo, na condução à Terra Prometida, mesmo diante de tantos tropeços espirituais por parte dele.Esse livro completa a ordem moral:
ü Gênesis o livro da Criação e queda.
ü Êxodo o livro da redenção.
ü Levítico o livro do culto e comunhão.
ü Números o livro do serviço e da conduta do povo de Deus.
O Novo Testamento, refere-se várias vezes ao livro de Números para mostrar com seriedade, o perigo do pecado na vida humana, para que não nos esqueçamos dessas lições;ü Jo.3.14 e Nm.21.9; I Co 10:5-11 e Nm14.29 -35.
Notem que, nada é deixado à vontade própria do povo. Cada um foi contado e cada um desses, correspondia ao seu lugar na família, com serviço definido. I Coríntios 12 e um correspondente no N.T. Israel infelizmente, fracassou totalmente.
As  cinco divisõe que encontramos referem-se a:
  • .    A ordem do povo. De 1.1 a 10.11. Um recenseamento geral, é feito. Organização, estrutura militar do povo. 603.550 homens acim dos 20 anos. O capitulo co di1 trata do exército, ele era importante para a defesa do povo. Os nove capítulos que seguem tratam de instruções aos levitas a respeito do culto.
  • .    Os filhos dos levitas eram contados a partir de um mês de idade. Percebam porém que os filhos de Arão, não foram contados, por terem oferecido fogo estranho ao Senhor.
  •      De Sinai a Cades-Barneia. 10.11 a 12.16. Murmuração dos Israelitas.
  •      Israel em Cades-Barneia. 13.1 a 19.22.    As peregrinações no deserto. 20.1 a 33.49.
  •      Instruções finais ao povo. 33.50 a 36.13. 

Análise do livro de Números:

 1.     Preparação para Viagem:  O peregrino como guerreiro 1 e 2; -O peregrino como obreiro. 3 e 4; -O peregrino como adorador. 5 a 9.1

2.     –Avanço: -Direção divina no caminho.9.15 a 10;-Descontentamento pecaminoso. 11 e 12;-Descrença fatal das promessas.13 e 14.

3.     Recuo. Interrupção da viagem; -Legislação para o futuro.15;-Vindicação do Sacerdócio. 16 a 18.

4.     Volta. Continuação da viagem; -Renovado progresso do país. 20 a21; -Ampla perspectiva para o país. 22 a 25;-Ricas promessas à nação. 26 a 36.

Lemos então com tristeza, a história  da rebelião de Israel, nos capítulos 13 ao 15 Estiveram quase um ano no distrito do Sinai, e infelizmente,  a  peregrinação continuou. Muitos motivos levaram o povo a pecar. Havia muita gente misturada no meio do povo, gente sem espiritualidade e sem fé.
A presença de descrentes na igreja, promove muitas murmurações. Moisés ficou desanimado e sentiu a carga muito pesada em seus ombros. Salmo  106 15.
Guiados por uma coluna de fogo, param e esperam o relatório dos espias enviados para saber como seria feita a posse da terra.
O resultado na volta deles é desanimador: 10 desaconselharam a entrada e somente dois confiavam na vitória. Rebelaram-se, sentiram saudade do Egito. Quiseram apedrejar Josué e Calebe. Esqueceram-se completamente de tudo que Deus realizara com eles até ali. 14. 22-25.
Ø Engrandeceram as iguarias do Egito.
Ø Ficaram enjoados da provisão de Deus.
Ø Só queriam comer se tivesse carne.
Ø Duvidaram do poder e da bondade de Deus.
Ø Comeram com gulodice, v.33.
A disciplina é requerida por Deus, a partir dos líderes. A organização apresentada por Deus devia ser mantida pelo povo, quer parado, ou andando,
Havia uma ordem na consagração das ofertas, e até aquele que era considerado imundo, ou em viagem poderia oferecer a sua oferta no mês posterior. O povo devia ser convocado através de instrumentos musicais.

Mas o comportamento de Moisés também foi reprovável:
Ø Ele não valorizou a honra que Deus lhe dera. A honra era divina, não dele.
Ø Ele se queixa de pequenas tribulações. Ele foi chamado para uma grande missão, sabia das responsabilidades e lutas que teria de enfrentar. Não devia  importar-se com um cansaço passageiro.
Ø Ele engrandece o seu trabalho perante Deus. V.11 de repente ele pensa que Deus precisa do seu trabalho, não reconhece que era sua obrigação fazer um serviço bem feito.
Ø Toma a responsabilidade para si, esquecendo que é dependente de Deus.v.13.  Ele não leva em conta a graça divina.  Pede a morte a Deus  em vez de pedir a graça de Deus.
Voltaram ao deserto, vaguearam mais de 38 anos até que os que desobedeceram morressem. Por duas vezes Israel anda pelo deserto, uma dentro da vontade divina e outra fora dela. No salmo 95.8-11. Os anos de vagueação foram um período de castigo. Uma geração inteira que esperou a morte.
A murmuração não é um pecado sem importância ou pequeno, prejudica demais a vida espiritual do ser humano, por ser sutil e muitas vezes invisível, toma conta aos poucos e se torna fatal.
O descontentamento, leva a concupiscência e essa a desvalorização dos princípios assumidos perante os líderes e ao Senhor. Isso causa tristeza e desânimo.
Quando falamos contra Deus abrimos a porta para a imoralidade e idolatria. Cuidado! Ser salvo da murmuração é o primeiro passo para a perfeição. Filipenses 2.14. E também devemos nos lembra de dar graças em tudo e por tudo o que nos acontece.
Ø O adorador não pode adorar segundo a sua vontade, mas deve estar submisso à vontade de Deus. Ø Devemos ter cuidado com o modernismo. Devemos reter o que é bom.
Ø Moisés conseguia falar com Deus e era ouvido por todos, e você?
Ø O calvário substituiu o altar de bronze para o sacrifício, mas nós, devemos nos entregar a cada dia integralmente. Ø Será que estamos em harmonia com Deus?




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Faça seu comentário, participe também. Seja um seguidor do meu blog e junte-se à lista de cadastro de emails de “Fale com Heloiza”