quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Vida Espiritual no Lar.

Vida espiritual no Lar.
Heloiza Helena R.A. Pimentel
O culto doméstico é um ótimo momento de aproximação da família em relação aos seus membros e Deus. Podemos nos lembrar do primeiro casal, Adão e Eva. Eles foram criados por Deus, gozavam do seu amor e de sua companhia, mas deixaram-se influenciar pela presença de satanás em suas vidas. Eva deixou-se levar por um impulso maligno e sem consultar a Adão e a Deus, agiu erroneamente, pecando e levando o seu marido a pecar com ela.
Lembremo-nos que fomos feitos à imagem de Deus, portanto o que nos satisfaz é a sua presença em nossas vidas.
 O culto doméstico é também uma oportunidade para essa aproximação da família  consigo mesma e com Deus, onde princípios sagrados, como: compromisso mútuo, unidade, pureza, altruísmo e companheirismo devem ser ensinados e praticados. No culto doméstico, as oportunidades de participação devem ser dadas a todos, sem favoritismo ou criticas.
Mandamento Divino:
            Não se trata de querermos simplesmente, o ensino sobre a vida e responsabilidade espiritual é um mandamento dado por Deus. Não é uma opção, é uma ordem que deve ser cumprida por nós. Pensemos na responsabilidade que temos diante do Senhor com as nossas famílias.
            Assistindo, mais uma vez,  ao filme Titanic, essa semana, parei para pensar como aquele desastre terrível poderia ter sido evitado se simplesmente o capitão obedecesse s sinais de alerta que recebeu.             Foram seis os avisos de perigo com orientações que se seguidas livrariam o navio do naufrágio como diminuir a velocidade, mudar o curso para rota com água mais quentes, ir para uma rota mais ao sul, fugir dos Icebergs... Ele não acreditou no perigo, aliás, alguém havia dito que nem Deus afundaria aquele navio.
O mandamento divino é o de dirigir o nosso lar com a carta de Deus,a Bíblia, pois,  nela encontramos o caminho certo e a indicação dos perigos que devem ser afastados e a mudança de rumo que deve ser tomada em algumas ocasiões.
Necessidade.
A vida espiritual e a comunhão com Deus é uma necessidade que alimenta a alma, uma bênção reservada para os seus filhos. Como a Bíblia aponta no Salmo 119.105 a palavra de deus como lâmpada e luz, nos mostra a sua importância para nos guiar em nossos caminhos. Precisamos praticar os ensinos do Mestre em nossas vidas. Não adianta falar sem viver, pois é essa vivência que nos fará vencedores nos momentos difíceis.
A necessidade da vida espiritual não é de Deus, é nossa. Somos nós que necessitamos da Sua presença e orientação, para vencer a nos mesmos, quanto ao orgulho, egoísmo e amor ao próximo. Só uma vida espiritual abundante nos fará altruístas, esquecendo-nos do nosso eu e fazendo-nos capazes de nos doar aos outros.
Realização:
            A vida espiritual crescente,  nos dará poder sobre a nossa mente, mudará as nossas atitudes e renovará o nosso coração, fazendo com que os conflitos encontrados sejam enfrentados com segurança e naturalidade.            Ao ter coragem de fazer uma auto- avaliação, em relação ao que Deus espera de nós, aprendamos a nos ver sob o foco divino e não o humano.
             A modernidade tem extenuado o homem ao extremo de suas forças. Precisamos do auxilio de Deus para superar os conflitos e nos sentir realizados.
            Nada se compara à paz e a alegria de estarmos na  sua presença  e sentirmos realmente que Ele está conosco. A força reaparece, a autoestima cresce, os problemas diminuem, porque sabemos que a solução não depende de nós, mas unicamente de Deus. Com essa convicção, nos sentimos leves, somos capazes até de flutuar, pois sentimos como se estivéssemos sendo carregados no colo, protegidos, amados e  verdadeiramente realizados.
Segurança para a eternidade.
Alguns exemplos bíblicos nos fazem olhar para o futuro como eles olharam, com confiança e fé. Abraão foi o amigo de Deus, Noé enfrentou a crítica do seu povo para ser fiel ao seu Senhor, Enoque andou com Ele todos os seus dias, Moisés libertou o seu povo da escravidão, Josué levou o povo a  entrar e possuir a Terra Prometida. Eles conseguiram tais feitos porque buscaram a restauração dos seus erros, através da ajuda do Espírito Santo de Deus, que além de alimenta-los espiritualmente, os capacitou e aperfeiçoou renovando as suas vidas.
            Ao olhar para a eternidade precisamos desde agora aprender a viver diariamente praticando os ensinos bíblicos que nos levam a obedecer a vontade de Deus, nos dedicando a leitura de Sua Palavra e a oração. Uma grande e poderosa ajuda e a de sermos alunos da Escola Bíblica Dominical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Faça seu comentário, participe também. Seja um seguidor do meu blog e junte-se à lista de cadastro de emails de “Fale com Heloiza”